Os danos causados pelo excesso de telas digitais para as crianças.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Passar o dia maratonando séries é uma atividade muito comum entre jovens e crianças. Esses hábitos podem fazer mal para a coluna, o cérebro, a vista e saúde emocional. A pessoa exposta as telas digitais como: celular, tablet, computador e televisão tem um prazer imediato. Porém ao ser retirada da tela digital demonstrarão comportamentos de frustração e raiva.

Estes comportamentos são apresentados devido a sensação de prazer que as telas digitais fornecem. Ao fazer algo prazeroso o cérebro ativa o circuito dopaminérgico que produz a sensação de bem-estar. Quanto mais ele é acionado, mais a pessoa tem vontade de mantê-lo em funcionamento.

O uso inadequado da tecnologia pode trazer muitos danos para os pequenos, as atividades online não oferecem estímulos suficientes para o desenvolvimento das crianças. A primeira infância é um período fundamental para o desenvolvimento das funções motoras e cognitivas. Por isso devem ser estimuladas por atividades que desenvolvam a coordenação motora e a cognição.

As principais consequências do uso excessivo dos dispositivos digitais são: ansiedade, maior irritabilidade, comportamentos agressivos, aumento de comportamentos opositores e desafiadores, diminuição da paciência, dificuldades de aprendizagem, aumento da desatenção, obesidade, sedentarismo e aumento do vício em tecnologias e mídias.

As crianças têm mais dificuldades em lidar com as frustrações e os limites, devido à grande oferta de estímulos. Cabe aos pais impor regras e limites em relação ao uso de telas. O filho deve demonstrar através de seu comportamento que é capaz de fazer o uso responsável das mídias digitais. Deve ser liberado o uso das telas digitais com a limitação de tempo.

Os pais devem conversar com as crianças sobre os perigos da internet e os cuidados necessários. É importante ensinar outras formas de entreter as crianças e mantê-las longe do mundo online. Os adultos também podem propor outras atividades que não são realizadas pelas telas digitais como: brincar de bola, esconde-esconde e desenhar.