Hoje irei falar um pouco sobre a diferença entre a ansiedade saudável e a não saudável.
A ansiedade é uma reação emocional que todo ser humano tem. O que diferencia é a maneira e a intensidade em que ela apresenta.
Diante da expectativa do futuro, no qual queremos prever o que vai acontecer vem a mistura de vários sentimentos e reações fisiológicas.
A Ansiedade saudável ou normal é quando pensamos no futuro, criamos uma expectativa boa ou ruim e através deste pensamento, gera um sentimento e consequentemente acontece uma reação fisiológica no nosso corpo.
É como se nosso cérebro achasse que aquela situação em que imaginamos está acontecendo naquele momento. Então ele se prepara para tal situação, porém esta reação física é passageira e após um período desagradável nosso corpo entra em equilíbrio novamente.
Vou dar um e exemplo: Imagine que você terá que fazer uma prova de autoescola, na noite anterior ao exame fica pensando sobre os erros que podem acontecer. Com medo de ser reprovado (a) você manifesta algumas reações físicas como: dor de barriga e tremedeira, porem após o exame estas sensações passam.
Outro exemplo, quando vamos encontrar um namorado (a) que mora longe, na noite anterior pode acontecer de não conseguir dormir bem. Pois você fica pensando o que irá fazer junto com ele (a),após o encontro você consegue dormir normalmente.
A ansiedade é importante, pois é ela que nos impulsiona a ter determinada atitude. É ela que nos prepara para evitar que algo negativo aconteça. O não saudável é quando focamos apenas em algo que ainda não aconteceu, são os famosos pensamentos (E se acontecer isso…)
Quando uma pessoa fica pensando apenas sobre os acontecimentos futuros, a ponto de atrapalhar o momento presente em que está vivendo. Cria uma distorção entre o sentimento e a forma como percebe uma determinada situação, gerando um sofrimento emocional.
Este sofrimento emocional é intenso, como se a pessoa estivesse presa mentalmente apenas naquela situação em que sente medo ou insegurança. Neste momento acontece o desequilíbrio que pode gerar os transtornos ansiosos.
Importante termos em mente que não conseguimos prever o que irá acontecer no futuro, podemos apenas ter uma expectativa. Pois não é algo que está acontecendo, são apenas possibilidades.
A partir do momento em que estamos dispostos a viver as incertezas, os medos, as confusões e os altos e baixos emocionais, temos uma vida rica e excitante. Todos os acontecimentos são importantes, foque no momento presente e deixe a vida seguir seu fluxo.