Ao longo destes anos deparei várias vezes na clínica com pessoas que ficam presas aos seus relacionamentos antigos.
Devido alguns sentimentos que estas não conseguem superar. Alguns desses sentimentos são: apego, raiva, medo, culpa, indignação.
São Homens e Mulheres que muitas vezes se relacionaram com pessoas que apresentavam um comportamento abusivo, agressivo e desrespeitoso com o próprio companheiro (a).
Após passar a fase da paixão a pessoa decide separar ou muitas vezes é largada(o) pelo companheiro(a). Ao conscientizar do que aconteceu anteriormente, começa a sentir sentimentos negativos em relação a si mesmo.
Muitas vezes a pessoa quer esquecer o que aconteceu, culpa o/ (a) ex – companheiro (a) permanece neste misto de sentimento. Importante lembrarmos que todas as nossas experiências são válidas, até as mais desagraveis. Através das experiências aprendemos o que queremos e o que não queremos em um relacionamento.
Os relacionamentos antigos são aprendizados, naquele momento tivemos determinada atitude ou aceitamos determinada situação. Pois pensávamos que era bom, com o tempo mudamos a forma de pensar e através desta nova forma também mudamos a forma de agir.
O amor saudável é um amor no qual sentimos prazer em estar com o outro. Sabemos que cada pessoa tem o seu jeito de ser e sentir, cada um respeita a singularidade do companheiro. Há envolvimento e liberdade, existe companheirismo e objetivos em comum. A pessoa opta por abrir mão de algo em benefício do relacionamento, é diferente de renunciar algo em que faz parte da sua essência e personalidade.
Não existe a necessidade de provas de amor ou proibições em relação ao companheiro. Sabemos que a pessoa é livre para ir e vir. É uma opção a pessoa querer ser nosso companheiro e não uma prisão! Lógico que no amor saudável também existem momentos difíceis porém as pessoas conseguem conversar.
Eu acho linda esta música do Titãs : Porque eu sei que é amor . Para mim, ela expressa o que eu acredito que seja um amor saudável!